terça-feira, 8 de dezembro de 2009

Alarico I




Alarico I, nascido em 375, na ilha de Peuce, no delta do Danúbio e falecido em 410, junto ao rio Busento, em Cosenza, na Calábria, foi um rei Visigodo.


Alarico em Roma


Foi o primeiro líder germânico a tomar a cidade de Roma, no famoso saque de Roma em 410. Na verdade, segundo alguns historiadores, Alarico não saqueou Roma, ele apenas tomou a cidade como uma forma de forçar o Imperador a negociar a situação das tropas germânicas lideradas por ele e que eram utilizadas como tropas auxiliares pelo império. Tentativa sem sucesso, já que o imperador se recusou a recebê-lo.

Saque de Roma




O saque de Roma de 410 d.C. ocorreu em 24 de agosto, sob o comando do rei visigodo Alarico I. A capital do Império Romano do Ocidente foi mudada para Ravenna pelo jovem imperador Honório, depois que os visigodos entraram na Península Itálica.




No século IV era comum o Império Romano utilizar-se de tropas germânicas irregulares, chamadas de foederati, em suas campanhas militares, sob o comando dos generais romanos. Alarico foi líder de um grupo destes foederatis e serviu sob o imperador Teodósio I até a morte deste em 395.

O Império então foi dividido entre os sucessores de Teodósio: o Império Romano do Oriente com Arcádio, e o Império Romano do Ocidente com Honório. Não tendo seu desejo de promoção a general de um exército romano regular atendido, Alarico rebelou-se e proclamou-se rei. Promoveu duas invasões da península Itálica, de 400 a 403 e de 407 a 410.


Alarico sendo sepultado.

Apesar de nunca ter pisado na Península Ibérica é considerado o primeiro rei Visogodo na história de Portugal e Espanha, onde seu povo estabeleceu-se após sua morte. Na época, estas regiões eram conhecidas como as províncias romanas de Hispânia e Lusitânia.

Fonte: Wikipédia

Nenhum comentário: